Autismo

Santa Maria tem a primeira escola exclusiva para crianças autistas

Lizie Antonello

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Hábitos básicos como lavar as mãos e fazer um sanduiche, para uma criança com transtorno do espectro do autismo, podem ser bem difíceis. Em Santa Maria, são mais de 3,1 mil habitantes com o transtorno, se levarmos em consideração o cálculo mundial de um autista para cada 88 pessoas. Pensando em atender a estas crianças especiais, a educadora especial e psicopedagoga Cristiane Kubaski reuniu um grupo de profissionais e abriu uma escola exclusiva para autistas.

_ Uma criança com autismo, dependendo do nível, tem condições de fazer o que qualquer outra criança faz, mas precisa ser ensinada, desde o abraço, o contato visual, a brincar com os colegas. Ela não aprende somente observando _ explica a educadora.

O ideal é que a educação alterne a inclusão na escola regular e no meio social com o atendimento individualizado, que, em geral, é prestado pelas escolas no contraturno. A diferença da proposta da Escola Mundo Novo, que é particular, é o atendimento multidisciplinar, com educadoras especiais, fonoaudióloga, psicóloga e aulas de música, que ensinam a criança a realizar atividades diárias.

_ Há atividades da vida diária que são muito importantes e que elas podem aprender, como amarrar um cadarço, saber preparar um lanche, lavar a louça, lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao mercado _ diz a educadora.

O pequeno Eduardo Ramos Scremin (foto), o Dudu, tinha pouco menos de 2 anos quando foi diagnosticado com autismo. A mãe, Elisete Ramos, 34 anos, percebeu que o menino, que hoje tem 2 anos e 10 meses, não ficava com os colegas na escolinha, ignorava as pessoas ao redor e fazia apenas as atividades pelas quais tinha interesse.

_ Acho que a escola vai ajudar em tudo. Desde identificar a fase do aprendizado, até trazer ele para a etapa correta para não ficar atrasado em relação aos colegas _ disse a mãe.

Autistas aprendem a desenvolver habilidades

Para, Carlo Schmidt, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSM e especialista em autismo, a convivência com outras crianças, por meio da inclusão educacional, é essencial para o desenvolvimento de pessoas com autismo:

_ O principal da inclusão é que essas crianças participam de um ambiente altamente estimulador que vai ajudá-las muito.

Para o professor, o atendimento especializado no contraturno da escola ajuda na aprendizagem da classe regular, identificando e focando nos pontos fortes e fracos.
No caso da Mundo Novo, a proposta é desenvolver a autonomia das crianças, trabalhando questões que não são abordadas na escola regular, as chamadas atividades de vida diária, que são habilidades que geram independência.

O TRANSTORNO 

- A característica principal é dificuldade de interação, comunicação e socialização
- Normalmente, os pais identificam por meio de atraso na linguagem e falta de contato visual, presença de comportamento e interesses restritos e repetitivos
- O diagnóstico é confirmado por equipe multidisciplinar que, em geral, inclui pediatra e neuropediatra, psicólogo
- Não há testes ou exames que comprovem o autismo
- Os exames são importantes para descartar outras doenças com os mesmos sintomas
- Não tem característica física que identifique _ o que é bom porque não estigmatiza, mas, ruim porque, não identificando, a sociedade reprova e julga o comportamento
- Muitos não falam
- Uma avaliação vai determinar em que estágio de desenvolvimento a criança está e, depois, será traçado um plano específico para cada criança

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